Reportagem: Caroline Rossetto
Na última terça-feira, dia 25 de março de 2025, dentro da Galeria Olido, ocorreu o 2o encontro de consulta pública, entre a sociedade civil e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo sobre as alterações no Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldyr Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Esse debate foi realizado para explicar as novas diretrizes e mudanças do edital, além de ouvir as manifestações e sugestões dos profissionais de diversas áreas da cultura.
Na segunda quinzena do mês, o edital sofreu mudanças significativas que vão impactar bastante o andamento de projetos artísticos e culturais. O Congresso Nacional aprovou no Orçamento da União de 2025, um corte de 84% de recursos do PNAB. Os recursos que eram de R$3 bilhões de reais foram para R$480 milhões de reais.
O produtor cultural, músico e integrante da banda de punk-rock, Kaos e Os Bastardos, Victor Silvério, esteve no evento e nos contou o que achou dessas mudanças:
“Eu acredito que essas críticas são viáveis e também não são. Por exemplo, sobre cotas de pessoas trans, sim deve haver e deve ser incluído, cada vez mais. Mas, eu acho que eles estão lidando com algo que estão tentando resolver. Eu tenho bastante fé, na verdade eu quero ter. Acho que a gente precisa acreditar e querer que as coisas funcionem. Eu acredito que pode ser que funcionem. Agora, nós precisamos desse lado aqui, cobrar, participar e não adianta nada fazer uma consulta pública e as pessoas não virem para se manifestar ou quando podem se manifestar, não se manifestar. Acho que precisam cobrar mais e se unir mais. Sem união, o rock ou seja qual for o estilo, não vinga e a cultura é sobre isso. É sobre podermos levar muitas vezes alegria, consolo ou mostrar que as pessoas não estão sozinhas em seus dramas ``. diz ele.
A Lei Aldir Blanc foi criada para auxiliar e garantir a sobrevivência e o sustento de profissionais de cultura e arte, fomentando projetos dos mais variados formatos. Com essa mudança, possivelmente irá prejudicar produções e artistas independentes que democratizam o acesso à cultura para todos.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “Centenário de Altamiro Carrilho: homenagem ao virtuose da flauta”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments